Fronteiras Sociais

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/07/2017
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O mundo enfrenta um momento de instabilidade social, onde em que o aumento no número de refugiados tornou-se constante, (Ponto final) Logo, esse problema é oriundo dos diversos conflitos que se entendem principalmente pela África e Ásia. No entanto, um dos causadores dessa inconstância nas relações é o fato de várias nações implicarem na tentativa de seu reconhecimento como Estado ou à a luta por territórios. Assim, muitos indivíduos migram para outras localidades, (Sem vírgula) no intuito de obter uma melhor qualidade de vida, longe de perseguições políticas e guerras. Essa problemática evidencia a incapacidade de corpo sociais divergentes em manter boas relações, uma vez que o velho problema de intolerância entre as nações causa um mal-estar mundial.

Muitos dos grupos que buscam refúgio em outras localidades, (Ponto final) Além de afrontarem os desafios de largar suas casas, fazem uma travessia desumana, assim como a resistência em conseguir oportunidades em seus novos países e o preconceito que sofrem pela banalização associada aos mesmos. Entretanto, as condições enfrentadas por esses indivíduos evidenciam a incapacidade humana de convivência e equilíbrio social. Logo, quando não houver motivos para a saída de suas localidades, não haverá tantos refugiados. (Discussão limitada)

É totalmente necessário a adoção de politicas públicas através por meio de órgãos globais, para que juntas, (Sem vírgula) as pátrias possam criar um sistema de encaminhamento igualitário por todo o mundo, tendo em vista o papel e responsabilidade de todos os países membros da ONU no acolhimento de refugiados. Todavia impedir a entrada dessa população apenas contribui no aumento de conflitos externos, alimentando o causador do problema, a própria violência. Outra medida a ser tomada é o aumento de serviços humanitários no trajeto do refugiados, além do auxilio em seu novo rumo, como a criação de vagas de emprego destinadas a esse público, integração de crianças e adolescentes a à educação e erradicação da fome nessas comunidades. Além disso, acabar com as guerras contribuirá (Acabar de que maneira?) para a harmonia dos grupos, indo de ao encontro com do pensamento de Immanuel Kant, de que: "Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço."

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos