O pré-conceito e a desumanização do desconhecido.

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/07/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os refugiados são desconhecidos, (Sem vírgula)e pré-julgados inadequadamente. Porém (Vírgula) nada os impede de se adaptar ao atual país onde residem.

Há diversidade cultural em todo o mundo, somos criados com base aos costumes e crenças de nosso país de origem. O pré-julgamento e generalização de uma população com base em uma minoria extremista é a condenação de milhares de inocentes causados pelo pré-conceito e xenofobia, descartando a possibilidade de se reaver os seus direitos humanos que já lhe foram tirados.

O ser humano é adaptável a situações em que lhe são apresentadas, a oportunidade de reconstrução de uma nova vida em um novo ambiente, (Sem vírgula) é a chance de se recuperar o interesse de viver que lhes foram tirados (Dê exemplos).

O aproveitamento da chegada de novas pessoas capacitadas aumentará o desenvolvimento do país, como os 21% dos Sírios com curso superior completo que imigraram para a Alemanha, trazendo oportunidades de mão de obra diversificada e conseqüentemente mais opções de preço, e entre tantos outros fatores de melhorias para o país.

O pré-conceito tem o conservadorismo nacionalista e patriarcal como aliado, e mesmo apesar de sempre sermos disciplinados para sermos sempre empáticos com os nossos semelhantes, a proibição da entrada de refugiados é a forma mais desumana de negação a vida e direitos humanos de qualquer população.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos