A situação dos refugiados pelo mundo

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/07/2017
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A guerra na Síria e o domínio do Oriente Médio pelo grupo terrorista Estado Islâmico tem levado milhares de pessoas a se deslocarem para diversas regiões do mundo, principalmente para a Europa, muitas vezes em embarcações precárias, arriscando suas vidas em busca de abrigo.

Mas nem sempre esses refugiados recebem apoio dos países para os quais se deslocaram em busca de ajuda. Os imigrantes e refugiados de todo mundo sofrem com a xenofobia, principalmente os muçulmanos, pois os governos de vários países europeus e os Estados Unidos veem a entrada de muçulmanos em seu país como uma ameaça a ataques terroristas.

Só que a maioria dos muçulmanos que estão saindo de seus países de origem não tem ligação nenhuma com o Estado Islâmico. Eles estão se deslocando para outras regiões do mundo justamente para fugir da violência do Estado Islâmico.

Os refugiados estão apenas buscando proteção, amparo, refúgio. Eles estão lutando pelo seu direito de sobrevivência. Nós devemos nos solidarizar com essa situação, desenvolver a empatia e o amor ao próximo (Tipo de construção clichê). Devemos também aprender a aceitar e conviver com as diferenças, pois diferenças culturais e religiosas não devem se sobrepor ao direito à vida.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos