Antipatia nacional

Tema: Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/07/2017
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, há diversos países em guerra, seja por poder, recursos (naturais), religião, ou coisas (O que são coisas?) do tipo. As famílias desses países, em meio a tanta confusão, para se protegerem e protegerem seus filhos, fogem para outros lugares, outros países, (Redundância) e nem sempre são bem recebidos.

Quando esses países (Quias? Dê exemplos) não "fecham suas as portas", e supostamente aceitam os refugiados, os nacionais não são lá muito receptivos e consequentemente os tratam mal, simplesmente por serem de outras nacionalidades. Há alguns que dizem que os estrangeiros, além de procurarem um lugar pra ficar, roubam as oportunidades dos nacionais, (Sem vírgula) de arranjarem um bom emprego e melhores condições de vida. Nisso, além da má-recepção, vem a chamada "xenofobia", que nada mais é do que a aversão a coisas e pessoas estrangeiras (O exemplo presente no período anterior diz respeito a xenofobia).

Aqui no Brasil, apesar de sermos um típico país que se mostra de portas abertas para estrangeiros de modo geral - o que explicaria a diversidade de nossa população -, ainda há o preconceito, o bulliyng e uma tamanha repugnação contra os refugiados pelo mesmo motivo. (Ideias confusas)

Deve-se ter a ciência de que do mesmo modo que os imigrantes fugiram de seus países por conta dos ataques, das guerras, (Sem vírgula) e das condições de vida, as famílias brasileiras e até mesmos as de outros países onde há xenofobia, se estivessem na mesma situação, fariam o mesmo em meio a tanto desespero. É preciso ter empatia, e compreender à eles também, que vieram de suas casas (Cuidado com a ambiguidade) para um país meramente desconhecido. Haverá complicações em relação a competição no mercado de trabalho? Com certeza, mas isso sempre ocorreu e sempre ocorrerá, (Sem vírgula) com estrangeiros em nosso país, ou em outro.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos