Manifestações populares

Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/06/2017
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As manifestações populares têm um importante papel na democracia. No Brasil, as atuais manifestações representam a insatisfação da sociedade mediante a crise política que se instituiu no país, principalmente com a gestão do gorverno Temer.

Os movimentos populares foram fundamentais para a reinstituição da democracia no Brasil após a ditadura militar. Tal O  movimento, (Sem vírgula) conhecido como "Diretas Já", (Sem vírgula) pedia a eleição direta para presidente do país, o que não ocorreu no primeiro momento. Devido a atual crise política brasileira esse acontecimento se repete no país.

O envolvimento de grandes líderes políticos com a corrupção, como o atual presidente Michel Temer, estão sendo rebatidos pela sociedade com manifestações e a aprovação de uma PEC (Qual?) onde em que possam ser convocadas novas eleições diretas. Mas, além do governo possuir baixa aprovação da sociedade, se mostra intolerante a opinião pública com autoritarismo e repressão, remetendo a tempos da ditadura, onde no qual movimentos sociais foram reprimidos com a imposição do AI-5.

As manifestações populares são muito importantes para o regime democrático, pois através delas foram feitas grandes avanços políticos e sociais (Quais? Cite-os no texto). Assim, um governo que não ouve a opinião pública e os remete ao autoritarismo e repressão a manifestações populares, foge dos conceitos de democracia e deve ser cassado.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos