O poder emana do povo

Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/06/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Protestar,Enfrentar, Lutar" - É preciso disso para poder ir de encontro as irregularidades políticas. Além disso, o país não atinge mudanças e melhorias, (Sem vírgula) se você não se manifestar. (Reformule e discuta mais o tema no parágrafo de introdução)

Os movimentos sociais na história do Brasil tem forte engajamento populacional. Isso é consequência de um meio que sempre procurou expressar seu descontentamento, (Sem vírgula) quando presenciam irregularidade políticas e desrespeitos a uma população que elege seus representantes para governar o país. O primeiro fato memorável na história do Brasil foi a manifestação de centenas de pessoas no processo de lute e independência do Brasil. O segundo representa a luta social pelo fim da ditadura militar, seguido pelas diretas já. Atualmente observa-se milhares de pessoas revoltados pelos caminhos que a crise politica está levando o Estado.

Com isso, os movimentos sociais representam uma forma de "intimidação", um meio de mostrar para os governantes que coisas erradas estão acontecendo e que algo deve ser feito. Você e milhares de pessoas se colocam como agentes transformadores, pois através disso, alcança-se conquistas, melhorias sociais são cumpridas e demonstram que o poder não esta só nas urnas, mas também, (Sem vírgula) nas ruas quando elas são invadidas por manifestações sociais. Isso mostra a força de uma população preocupada com o futuro da "Nação Canarinho", com o dinheiro público de trabalhadores e descontente com tanta corrupção.

Diante disso, é preciso levantar do sofá, sair de frente da TV e se agregar a esses movimentos sociais que lutam por um Brasil melhor. (Evite esse tipo de construção no seu texto). Exigir em protestos mais seriedade do governo para com a população, usar dos meios midiáticos para levar essa mensagem aos governantes, ocupar ruas e praças com faixas e cartazes apontando as melhorias a serem tomadas e pedindo mais compromisso com a população brasileira.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos