A importância do movimento.

Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/06/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um dos maiores movimento sociais perante a crise política foi o “Diretas Já”, movimento que chegou a reunir um milhão e setecentas mil pessoas e serviu para influenciar os futuros movimentos. (Reformule, visto que a apresentação do que será discutido ao longo do texto está limitada)

Hoje (Vírgula) no Brasil, há uma forte corrente de esquerda e direita que caminham para eleições diretas, como já aconteceu, depois das delações e áudios gravados pelos delatores com autorização da Polícia Federal envolvendo o atual presidente e seus aliados.

Os protestos não se limitam no aspecto físico, pois muitos grupos organizam movimentos através das redes sociais e aplicativos de celular, (Ponto final) Dentre eles, os grupos mais conhecidos na internet são "Black Blocks" e "Anonymos".

O fato de ter muitas pessoas dos movimentos estarem nas ruas (Vírgula) pode servir de oportunidade para vândalos se aproveitarem para destruir bens públicos, promover badernas e causar conflitos, como nas manifestações de 2013 (Fale mais sobre esse episódio. Apresente o seu ponto de vista).

Toda vez que a população se mostra insatisfeita, as manifestações aumentam. O movimento em conjunto é importante, pois dá voz ativa à população que individualmente não seria ouvida e representa uma opinião pública contra ou a favor do governo e políticos.

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos