Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/06/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1984, a população civil reivindicava pela eleição direta para presidência, por meio do movimento "Diretas Já". Apesar de não ter sido bem sucedido, ele representa o anseio dos brasileiros pela democracia. No que tange à sociedade hodierna, há uma crise política que ameaça a democracia e economia do país. Assim, os movimentos sociais tornam-se importantíssimos.

Mormente, escândalos de corrupção envolvendo o presidente Michel Temer despertaram a possibilidade de uma renúncia ou cassação da chapa Dilma-Temer. Caso essas previsões concretizem-se, ocorrerá eleições indiretas.Nesse sentido, os movimentos para a reivindicação de eleições diretas ainda não ganharam forças porque a os brasileiros estão divididos entre posições ideológicas, o que ameaça a democracia brasileira.

Ademais, os movimentos sociais são uma forma de assegurar os direitos. Segundo Karl Marx, mudanças só ocorrem com a ebulição de movimentos sociais. Com isso em mente, não manifestar é concordar com os casos de corrupção e aceitar o aumento da inflação porque o país perde sua credibilidade econômica com tal crise.

Destarte, as manifestações sociais precisam ser solidificadas porque possuem o poder de atenuar os impactos da crise política e garantir o fortalecimento da democracia. Para isso, a sociedade poderia deve usar as redes sociais, (Sem vírgula) com intuito de unir pessoas de visões ideológicas distintas para reivindicar, por meio de abaixo-assinados, eleições diretas. Já a Polícia Federal, (Sem vírgula) poderia ampliar as operações de investigação de desvios de verbas e atos corruptos cometidos pelos políticos brasileiros. (A investigação já existe)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos