Movimentos Sociais e a Corrupção

Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2017
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil (Vírgula)  vivemos em um regime democrático, (Sem vírgula) que estabelece um governo que atenda as necessidades do povo, (Ponto final) No entanto (Vírgula) a corrupção é inerente em nosso governo, por isso a importância dos movimentos sociais diante dessa realidade em nossa sociedade contemporânea?

Os movimentos sociais são a ação coletiva de um grupo organizado em busca de mudanças sociais através do embate político, (Ponto final) Eles surgem na história do país desde sua colonização, onde os brasileiros buscavam a emancipação em relação aos portugueses devido a intensa exploração de nossa nação, (Ponto final) É exemplo dessa participação social a Inconfidência Mineira, a Guerra dos Farrapos, (Vírgula) Todavia esses embates sociais na época fosse por liberdade (Vírgula) eles chegam até a modernidade, como no caso das "Diretas Já" que pediam Eleições Diretas para presidente, (Sem vírgula) econsequentemente, o fim da Ditadura Militar.

Embora o Brasil seja uma democracia representativa,  em que onde podemos escolher quem irá nos representar como governantes, nem sempre os interesses dos cidadãos são defendidos, (Ponto final) Esse assunto é rotineiro aos brasileiros, pois estamos em meio a Investigação da Lava Jato, que consiste em um escândalo político,pois relaciona muitos políticos brasileiros a esquemas de corrupção.

É nesse cenário político que novamente os movimentos sociais ganham força,pois se faz necessário a mobilização do povo que através de greves e protestos pressionam o governo a de fato defender as necessidades e os interesses da sociedade brasileira.

Portanto,o contexto político brasileiro faz com que os cidadãos tenham que demonstrar sua insatisfação através da ocupação de espaços públicos, são de suma importância devido a falta de credibilidade das instituições públicas para assim através dessas reações fazer valer o que o Brasil é: um Estado Democrático.

(Há problemas na construção de sentido)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos