Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/06/2017
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É de fundamental importância a participação dos movimentos sociais na política para o fortalecimento da democracia, no processo de inclusão social e na conquista de direitos, visando o bem comum. Cabe também aos movimentos sociais combater a corrupção na esfera pública, considerando que as consequências recaem para toda a sociedade e para as futuras gerações.

Como já dizia o filósofo Karl Marx (Dois pontos) “Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição dos movimentos sociais: contra o capital e o Estado”. Os movimentos sociais são de extrema importância, porque cobram mudanças, reivindicam transformações, mostram quando a povo não está satisfeito com as medidas adotadas por governantes, dirigentes e gestores, além de cobrar medidas, quando necessário.

Desta forma os movimentos sociais devem marcar presença em Partidos Políticos, visando debater, discutir e defender questões econômicas, sociais, culturais e políticas da classe, considerando que toda e qualquer decisão é política. E é neste ambiente de lutas que a democracia será fortalecida, ampliando os direitos sociais e a soberania nacional e também contribuindo na construção de um Brasil melhor.

Contudo, é de extrema importância a manutenção e a criação de novos movimentos que visem o crescimento e o fortalecimento dos direitos dos cidadãos. Desta forma investir em projetos com escotismo, bandeirantes, são formas de ensinar as futuras gerações sobre trabalho em equipe, organização e a busca pelo bem comum.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos