Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/06/2017
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao analisar a história, é possível notar a importância dos movimentos socais para a sociedade enquanto meio de manifestação e reivindicação. A Revolução Francesa (1789-1799), movimento sociopolítico que se opôs ao corrupto absolutismo monárquico, constitui uma prova disso. Sob tal ótica, observa-se que, frente à  a crise política vivenciada pelo Brasil na atualidade, torna-se de suma importância a ascensão de movimentos sociais, a fim de que o direito da população de escolher quem a representa, isto é, de exercer um dos princípios mais básicos da democracia, seja restaurado.

O atual cenário político brasileiro revela o envolvimento de diversos políticos em casos de corrupção, com destaque para o presidente da nação, Michel Temer, investigado por crimes como o de obstrução à Justiça e organização criminosa. Nesse contexto, evidencia-se a importância da mobilização social na reivindicação do afastamento do presidente e (Vírgula) consequentemente (Vírgula) realização de eleições diretas para o seu a escolha do seu sucessor, como forma de combater, inicialmente, a corrupção na esfera política e resgatar o direito do povo de escolher quem o representa. As eleições diretas não são, juridicamente, o caminho mais curto para resolver o problema, mas, politicamente, são a melhor saída para a democracia.

O movimento das "Diretas Já" (1983-1984), que reivindicou a ocorrência de eleições presidenciais diretas no país, embora não tenha obtido sucesso, foi de fundamental importância para o fim da Ditadura Militar e a redemocratização do Brasil. De maneira análoga, nota-se que, apesar de movimentos sociais, como o ato que ocorreu em 24 de maio contra o presidente, demonstrem, aparentemente, não ter obtido sucesso, visto que a situação de crise se mantém, eles constituem a esperança para que se vislumbre mudanças na atual conjuntura política brasileira e mostram a insatisfação do povo diante do que vem ocorrendo.

Convém, portanto, que, primordialmente, a sociedade civil organizada, exija, por meio dos movimentos sociais, o seu direito de decidir quem o representa e a sua indignação perante a situação de crise política em que o país se encontra. Ademais, cabe às escolas o papel de mostrar aos alunos a importância da mobilização social e incentivá-los a participar dela, o que deve ocorrer por intermédio de palestras e do engajamento pedagógico às disciplinas de Sociologia e História, a fim de que a temática seja debatida e desperte o pensamento crítico sobre o assunto. Por fim, cabe o Estado, na figura do Poder Legislativo, discutir a possibilidade de eleições diretas. Só assim, o quadro de corrupção será gradativamente minimizado, e a democracia, resgatada.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos