Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/06/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante dos inúmeros acontecimentos (Quais acontecimentos?) que presenciamos recentemente, é perceptível que nos tornamos apáticos no que condiz ao atual cenário político do país. Se comparado a década de 60, quando surgiu os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, pode-se dizer que os movimento sociais perderam força. 

A alienação imposta pelos avanços tecnológicos e o individualismo vêm impedindo a cooperação das pessoas em se unir para reivindicar um bem comum. Outro fator que desestimulou a população na participação de movimentos sociais foi a falta de espaço, na mídia, e nas casas legislativas, que nos impedem de expor ideias e reivindicações em defesa as causas sociais. Diante disto, é notório que essas são algumas das razoes razões da péssima representação governamental do país, logo que a falta de incentivo e a censura atuam com grande força no país.

É de fundamental importância a participação dos movimentos sociais na política, (Sem vírgula) não só para o fortalecimento da democracia (Vírgula) mas também no combate a corrupção na esfera pública. (Vírgula) além de mostrar a insatisfação pública, (Sem vírgula) e reivindicar transformações e medidas adotadas por governantes. Mas para que essas ações tenha efeito, é necessário que os movimentos sociais tenham perspectivas mais avançadas e que não atuem de forma fragmentada, assim as ideologias embasadas no movimentos serão cruciais para alcançar melhorias.

Conclui-se que Desse modo, os movimentos sociais são necessários para que futuramente possamos ter uma boa liderança governamental. Para isso, é importante a união da população que visam os mesmos interesses públicos, e apostar futuramente em uma geração mais evoluída na qual visam almeja o aprofundamento da democracia e o crescimento social do país.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos