Movimentos sociais, a voz do povo brasileiro

Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/06/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde a época da Ditadura militar, os movimentos sociais são meios (Vírgula) que a população insatisfeita com os seus governantes (Vírgula) criaram para exigir melhoras no governo e seus direitos. Até hoje, esses movimentos são praticados, mas não possuem forte influência na política brasileira.(Discussão limitada)

Manifestações, protestos em vias públicas ou redes sociais, são exemplos destes movimentos. As pessoas buscam de qualquer forma poder expressar suas opiniões e exigir melhoras no governo de um país onde quem tem vez são os políticos com seus salários altíssimos. A população mais pobre tem cobrado melhores escolas para suas crianças, hospitais, segurança, lazer, mas o governo parece ignorar esses fatos (Tente explicar o porquê disso). Por isso é importante a criação dos movimentos sociais, pois estes defendem os direitos do cidadão brasileiro, é a voz dos insatisfeitos  (Problema na construção de sentido). Segundo os desígnios da cidadania, todo cidadão que faz parte de um Estado, (Sem vírgula) tem o direito de participar da vida política, cabe ao governo ouvir a voz da maioria.

Portanto, é preciso incentivar as pessoas a participarem destes movimentos através de campanhas em redes sociais, palestras, conscientização nas escolas para que os jovens saibam desde cedo que devem cobrar por melhoras no governo e a exigir seus direitos. (Sem ponto final), além da ação de setores (Quais?)da sociedade e organizações sociais para que o cidadão brasileiro tenha uma boa qualidade de vida em meio a política do Brasil.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos