Política e movimentos sociais.

Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/06/2017
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Política é um tema fácil e difícil de se falar. Fácil, pois muitas pessoas já tem sua opinião formada, mas muitas pessoas tem dificuldade de falar sobre política, já que é um tema muito complexo e cheio de problemas (Como assim? Reformule). Vou (Cuidado ao usar primeira pesso no texto) dar um exemplo: se eu sou petista um monte de preconceitos surgem, pois vão dizer que é minha culpa o Brasil estar assim á que eu votei no PT (Problema na construção de sentido), mas e se não for minha culpa. Vamos entender um pouco isso.

De quem será a culpa de estarmos nessa situação financeira? Não é culpa do dos nossos presidentes. eu só ´posso falar dos meus presidentes, se eu estiver fazendo tudo certo, seu eu estiver passando por um sinal vermelho porque estou atrasado, eu estou fazendo errado.

Então não posso falar do presidente do meu país, não posso dizer que ele é corrupto, já que todos os dias eu faço algo parecido, já que eu todos os dias eu paro em um lugar proibido, dentre outras coisas. Mas se você não faz nada disso, que atire a primeira pedra.(Senso comum)

Eu não posso fazer você mudar de opinião, mas posso tentar mudas as suas atitudes. Tentar mudar seus atos corruptivos todos os dias, você não passa um dia sem passar em um sinal vermelho. Com esse ato acontecem mais de 160 mortes por dia no Brasil. Isso é um número preocupante.

Portanto não culpe o seu presidente pelo que esta acontecendo com você, com sua situação financeira, repense sobre os seus atos e sobre tudo o que você faz todos os dias, sobre tudo errado. Pois você ou alguém da sua família pode estar incluído nesse 160 mortos por dia.


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos