Manifestações em meio a crise política no Brasil

Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/06/2017
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente em nosso país, no Brasil, estamos passando por uma grande crise política, a legitimidade dos partidos tem deixado a população em dúvida, aumentando assim o número de eleitores que não se identificam com nenhum deles (Como assim? Reformule melhor esse parágrafo).

Em vários estados do país a insatisfação popular frente à má gestão dos líderes políticos e a situação socioeconômica tem se agravado, ocasionando muitos movimentos sociais com o objetivo de influenciar a população na participação política direta e reivindicar seus direitos de cidadão (Reformule esse período, visto que há problema na construção de sentido). Esses movimentos geram uma relação conflituosa entre o Estado e Manifestantes. O Estado tenta manter um povo alienado, cobrar cada vez mais impostos e continuar se beneficiando ilicitamente, muitas vezes (Vírgula) em conjunto com algumas das grandes empresas como empreiteiras e indústrias de alimentos, sem se preocupar com a saúde, educação, segurança, saneamento básico, entre outros problemas desnecessários que o brasileiro tem enfrentado em pleno século XIX XXI pela má administração do Estado, e que se continuar assim pode se agravar cada vez mais. Já os Manifestantes (Vírgula) por meio dos movimentos sociais são capazes de alterar a estrutura do sistema do poder estatal, alcançar melhorias na sociedade e lutar por seus direitos.

Não se pode generalizar, nem todos os representantes políticos são corruptos e pensam somente em benefício próprio, (Ponto final) Mas (Vírgula) infelizmente (Vírgula) a grande maioria é, e essa maioria tem se empenhado para dificultar o trabalho da polícia federal com as investigações e também problematizar os protestos, pois sabem a importância que esses movimentos sociais tem, e as mudanças que podem ocorrer na estrutura política do país.


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos