MOVIMENTOS SOCIAIS

Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/06/2017
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os movimentos sociais são importantes, pois, (Sem vírgula) é por meio deles que um país vai sendo modelado de forma a atender os anseios de sua população. São exemplos desses movimentos: “os caras pintadas” em 1992, em prol do inpeachement, (Sem vírgula) do ex-presidente Fernando Collor de Melo; O MST- Movimento dos Sem-Terra, em prol de melhorias no campo e uso justo das terras. Não esquecendo também movimentos mais antigos e que foram muito importantes na formação da democracia no Brasil como a Inconfidência Mineira em 1789.

Atualmente (Vírgula) o país enfrenta uma forte crise política, tendo como base a corrupção, (Sem vírgula) fortemente enraizada nas relações do poder público com o meio privado. Esta tem direcionado (Direcionado o quê?) fortemente a economia, como também as relações trabalhistas, a prestação de serviços essenciais para a população, etc.

Embora haja muitas manifestações contra os atuais representantes do país, a classe política demonstra resistência em se curvar aos anseios do povo, que dá sinais de que não suporta mais pagar pelas consequências da corrupção.

Prova disso é que os meios de comunicação têm noticiado frequentemente, (Sem vírgula) estados que não conseguem pagar seus funcionários, a decretação de falência de hospitais públicos, por que não tem verba para as despesas com cirurgias, medicamentos, etc.

Sendo assim, é importante que o povo continue organizando os movimentos, mas que seja de maneira mais clara e objetiva (Como seria isso?), focado realmente em combater a corrupção.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos