Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/06/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os movimentos sociais são de fundamental importância em todas as Democracias, o ser social é aquele que acima de tudo faz parte e colabora. Com ideias, opiniões e fiscalizando o sistema democrático com seus poderes executivo, legislativo e judiciário. A crise politica vivida hoje no Brasil também é uma crise social e econômica, onde em que temos milhares de desempregados e onde que os benefícios sociais são extinguidos.

A respeito disso, esse movimento começa a ganhar força maior em tempos de crises, o que não deveria ser o caso (Ponto final). Deveria ter atuação em todos os momentos da vida publica nacional (Procure desenvolver essa ideia com mais clareza tendo em vista o período anterior). Existem alguns que tem atuação mais presente, como o MST, a CUT, os sindicatos e outros esses teriam atuação maior com a população mais engajada na causa social (Por quê?), na luta pelos direitos adquiridos ao longo do tempo e inclusão de outros mais.

O que impede a população de ter interesse por questões mais agudas é justamente à falta de confiança nos representantes eleitos pela maioria, (Sem vírgula) para defender esses direitos em formas de leis no congresso nacional, diariamente é mostrado escândalos de corrupção (Exemplifique), o que afeta também a credibilidade com os movimentos sociais.

É preciso (Vírgula) diante de tudo, ficar ainda mais atento nos representantes eleitos(Vírgula) que é  papel crucial dos movimentos sociais, (Ponto final) o afastamento só faz piorar ainda mais as coisas (O que são "coisas"?) é preciso vencer as causas e mantê-las para benefício de todos, a democracia se mantém com a participação de todos.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos