Vamos para a rua!

Tema: A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/06/2017
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O desejo de melhorar a situação do Brasil é de todos os cidadãos, óbvio (Melhorar a partir de qual perspectiva?). E para haver uma melhora os brasileiros devem sair de suas casas e protestar. Já houve outras manifestações antigamente, como a "Diretas já!" e mesmo que não tenha tido resultados totalmente satisfatórios (Por quê? Explique no texto), não deve ser usado como exemplo para não tentar novamente garantir os direitos que todas as pessoas do país têm.

No ano de 2017, já houve inúmeras manifestações em todas as cidades brasileiras (Dê exemplos). Não foram as primeiras, como visto anteriormente (Vírgula) e não serão as últimas. Com todos os problemas que tem acontecido, (Sem vírgula) envolvendo políticos e grandes empresas, é agora que o povo deve levantar e agir! A última que teve foi em Brasília, onde as pessoas estavam tão revoltadas que invadiram o Congresso. E os que assistem só esperam bons resultados.

Porém (Vírgula) essa ideia de invadir o congresso não é nova. Em 2014, centenas de pessoas fizeram o mesmo querendo o impeachment da presidenta da época, Dilma Rousseff. E os resultados foram satisfatórios, pois ela saiu da presidência logo depois (Observe que isso só aconteceu no ano passado, a partir do evento classificado como "Golpe").

É essencial muitas pessoas participarem dessas manifestações, pois elas estão garantindo os direitos de todos os cidadãos (Quais direitos? Discuta-os no texto). Por isso, vão para a rua!

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos