Tema: Caminhos para acabar com o bullying na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/05/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente (vírgula) o bullying tem acontecido frequentemente nas escolas de diversas partes do mundo, (Ponto final) muitos jovens tem (têm) sofrido danos psicológicos e sociais, vários alunos se isolam do mundo por sentirem medo, mas será que algo pode ser feito?, (Sem vírgula) Quais são as contra medidas? (Sem ponto final).

Constata-se que muitos jovens tem (têm) sofrido danos psicológicos como depressão, baixa autoestima, insegurança dentre outros pensamentos disfuncionais, (Ponto final) Nota-se que o número de jovens com depressão tem aumentado nos últimos anos devido a frequente atividade do bullying.

Verifica-se que uma grande quantidade de crianças e adolescentes têm parado de frequentar a escola por causa de danos sociais como rejeição, agressão física e psicológica e intimidação, (Ponto final) Esses danos tem levado muitos a cometer suicídio ou assassinato.

Neste sentido (Vírgula) cabe ao Ministério da Educação (MEC)  tomar uma atitude contra essa violência, como aconselhar as escolas e as famílias sobre como prevenir essa atividade, poderia criar normas mais rígidas contra o bullying. É também função das escolas aconselharem os alunos e coerirem (?) esta atividade nociva a educação e convivência dos jovens. A família deve ficar atenta a qualquer anormalidade em seus filhos, devem perguntar aos funcionários escolares ou aos alunos se a alguma atividade de bullying e tomar queixa e discutir com o praticante e seu responsável.

Sendo assim, o bullying é uma prática nociva para uma pessoa (Vírgula) pois gera vários danos ao psicológico e ao social, mais mas com a ajuda da família e da escola o combate contra essa violência que ameaça a educação e a socialização pode ser enfim erradicada.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos