Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Bullying, termo O bullying é um termo que define caracteriza uma pessoa que prática atitudes agressivas, sendo verbais ou físicas.É um comportamento que está cada vez mais presente nas escola. Todavia, Embora seja uma cituação alarmante (Vírgula) existem caminhos para combatê-la.
Quando intervirmos em um jovem aluno, (Sem vírgula) que possui atitudes de um valentão (Quais atitudes? Deixe-as evidente no texto), (Sem vírgula) a respeito dos valores sociais (Quais valores sociais? Cite-os no seu texto) o mesmo (Usa-se "mesmo" quando se quer atribuir sentido de igualdade) aparenta ter conhecimento, contudo não os coloca em prática. Um indivíduo que cresce não sem estes atos, se torna uma pessoa intolerante e possivelmente desenvolvera a ideia errônea de buscar vantagens em tudo. Fato que poderia se alterado nas próprias instituições de ensino.
Porém (Vírgula) não devemos (primeira pessoa do plural) impor esta função (Qual função?) as escolas. De fato (Vírgula) é neste local que este problema aparenta ser mais presente. Mas é no hambiente familiar onde ela pode ser precavida. Os responsáveis são aqueles que detém o maior tempo e contato com estas crianças. Desse modo (Vírgula) podem ser os primeiros a identificar se seus filhos praticam ou sofrem essa agreção.
Concluindo, Logo, de fato esse comportamento cresce cada vez mais nas escolas. Entretanto, há percusos que podemos tomar. Projetos e reuniões de debates sobre este esse tema podem ser aplicadas pelas escolas. Maior presença dos pais, (Sem vírgula) em diálogos e participação na vida escolar de seus filhos são atitudes que os responsáveis devem tomar. Afinal (Vírgula) não devemos ter a ideia que o berço do bullying é a escola e por isso ela é quem deve resolver.
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
50 |
Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
50 |
Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
50 |
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
50 |
Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
50 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
250
|
Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |