Atitudes que levam ao bullying

Tema: Caminhos para acabar com o bullying na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/05/2017
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Comece falando em que momento histórico isso aconteceu) Hitler promoveu um holocausto na Alemanha, (Sem vírgula) porque não aceitava as diferenças (Quais diferenças? Cite-as) e tratava-las tratava a situação como um obstáculo para pureza racial. Hoje (Vírgula) nas escolas brasileiras (Vírgula) o problema é encontrado em atitudes discriminatórias, violentas e exclusivas praticadas por alunos mal intencionados. Entretanto, a prática do bullying deve ser extinta através por meio do respeito as desigualdades e o estimulo para informarem os casos ocorridos.

É importante pontuar de inicio (Informação dispensável), que qualquer ato violento praticado nas escolas com intuito de descriminar através por meio de: apelidos, expressões preconceituosas, ataque físico e humilhação em público é bullying. Tal situação deixa marcas físicas ou psicológicas difíceis de superar. Como prova (Vírgula) são os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) o qual afirma que 46,6% dos alunos entrevistados relatarem ter sofrido bullying na escola e sentirão se humilhados, tornando notório que as agressões são motivadas por diferenças na expressão física ou comportamental (Vírgula) e dificilmente será esquecida pela vítima.

É fundamenta pontuar, ainda, que o bullying acontece tanto na adolescência como na infância (Vírgula) e nos dois casos a vítima sentisse se sente intimidada e tem dificuldades para informar as agressões a seu responsável, o que leva ao aumento dos ataques e (Vírgula) consequentemente (Vírgula) um dano maior ao emocional do sofredor. Assim, a ideia de Gandhi de que o futuro dependerá daquilo que faz no presente parece fazer alusão ao fato de quanto mais rápido for contido o desrespeito, melhor será a reabilitação da vítima.

Infere-se, portanto, (Os dois termos apresentam a mesma ideia) que todos os cidadãos devem respeitar as diferenças e denunciar os ataques sofridos. Sendo assim (Vírgula) cabe a escola realizar palestras e aulas interativas, a fim de promover a interação e intensificar o respeito entre os alunos, ainda  (Ponto final) Cabe aos pais orientar os filhos em uma conversa informal para estimula ló estimulá-lo a contar as agressões se vim a sofre vir a sofrer. E a mídia deve realizar propagandas contra o bullying para disseminar a ideia (Qual ideia) e intimidar (Intimidar de que maneira?) os praticantes. Assim, poderão transmitir os valores a sociedade (Quais valores?) e encarar as diferenças não como obstáculo, mas sim aprendizagem.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos