Tema: Caminhos para acabar com o bullying na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/05/2017
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na escola existe uma grande variedade de pessoas, com diferentes estilos e personalidades (Dê exemplos), e com todas essas diferenças, (Sem vírgula) é muito comum a prática do bullying. Se engana quem pensa que o bullying é apenas uma agressão física, ele também pode ser uma agressão sexual (Explique como o bullying se desenvolve no âmbito sexual), psicológica, verbal e virtual. Muitas pessoas veem isso como uma brincadeira entre alunos, mas a partir do momento que passa a incomodar e/ou machucar a vítima, já deixa de ser uma simples brincadeira.

A verdadeira preocupação só chegou às instituições em 2016, ano em que a prevenção e combate à prática se tornou lei no Brasil, isso significa que a luta ainda é recente e precisa ser valorizada. Muitas vezes o bullying ocorre por conta da relação desigual de força e poder, alunos mais fortes batendo nos mais fracos, os que se acham superiores (Dê um exemplo disso) pensam que podem ofender e machucar os outros. (Desenvolva as ideias aqui presentes. Discuta isso de forma mais elaborada no texto)

Portanto, é evidente que esse problema deve ser analisado e discutido, (Ponto final) Primeiramente(Víirgula) em casa, o apoio familiar é de muita importância, o ambiante  (ambiente) em casa deve ser de acolhimento, (Sem vírgula) e não de repulsa. Um castigp  (castigo) severo dos pais no agressor pode piorar tudo (Dê um exemplo). Entretanto, é necessário a abordagem do tema nas escolas, (Sem vírgula) dentro e fora da sala de aula, e em todos os lugares possíveis de divulgação, (Ponto final) a instituição pode realizar palestras, gincanas, (Sem vírgula)  e outras atividades que possam aproximar os alunos. Claro que o problema não vai sumir de uma hora pra para outra, mas daqui a um tempo serrá possível evitar.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos