A prática de bullying nas escolas

Tema: Caminhos para acabar com o bullying na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/05/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É possível afirmar que o bullying é um fato que ocorre em muitas instituições de ensino, visto que por meio de tal tem-se a prática de violência física, verbal e emocional entre estudantes, de modo que nos últimos anos vêm-se registrando um grande número de casos de violência escolar. (Ideias limitadas)

Relativo ao ato de violência física, verbal e emocional, o bullying engloba desde a mais modestas das chateações, (Sem vírgula) como apelidos, (Sem vírgula) e brincadeiras de cunho mais pesado, a agressões de níveis maiores, (Sem vírgula)como ameaças, intimidação, opressão, violência física, emocional e moral (Reflita acerca dessa afirmação). Situações que levam as vítimas a se isolarem, terem problemas de comportamento, baixa autoestima, podendo adquirir transtornos maiores, como a depressão.

Dessa forma, portanto, cabe à escola articular projetos que eliminem a prática do bullying nas instituições de ensino (Quais projetos?), adequando o ambiente de modo que se estime a diversidade, tendo o potencial de estimular o respeito às diferenças através de temáticas ampliando, desse modo, a proposta simultaneamente com a família do corpo discente.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos