Bullying: agressão e negligência.

Tema: Caminhos para acabar com o bullying na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/05/2017
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme “Um grito por socorro”, retratada a vida de um jovem que sofre constantes agressões físicas e psicológicas por um grupo de colegas de sua classe. (Vírgula) Tendo como consequências o fim trágico do estudante. O drama vivido pelo personagem reflete a realidade de muitas crianças e adolescentes que são alvos de bullying no âmbito escolar. Nesse viés, indivíduos que são vítimas dessas agressões tendem a desenvolver doenças psicológicas como: ansiedade e depressão - comprometendo seu desenvolvimento intelectual e social-. Sendo assim, tal comportamento deve ser combatido e prevenido no âmbito educacional.

Mormente, ao analisar a problemática infere-se que a prática de atos que caracterizam o bullying – como apelidar, intimidar e agredir-, são em sua maioria, (Sem vírgula) negligenciadas (De que forma isso acontece?) por professores e monitores escolares. Dessa forma, contribuindo para a perpetuação dessa conduta. Logo, deve-se destacar a importância das instituições escolares, não apenas na educação básica dos discentes, mas também, (Sem vírgula) no que tange os aspectos de convívio social. Desse modo, a rede de ensino brasileira deve ser o principal objeto para o combate do bullying.

Ademais, a falta de conhecimento sobre o assunto por parte da população corrobora para que essas atitudes delinquentes sejam classificadas sendo apenas brincadeiras. Nessa perspectiva, o acesso à informação é imprescindível para inibir e prevenir essas agressões.(Vírgula) fazendo-se necessário, (Sem vírgula) o uso dos meios midiáticos (Dê exemplos para reafirmar esse posicionamento) como mecanismo para disseminação de informação acerca da questão suscitada.

Destarte, torna-se evidente que os meios para o combate da problemática devem abranger diferentes agentes sociais. Cabendo primordialmente as instituições de ensino, (Sem vírgula) o dever de instruir os corpos docentes a intervirem (De que maneira?) em situações onde ocorram atitudes vilipendiosas entre os alunos. Dessa maneira, impedindo que essa ação se perpetue. Além isso, cabe a rede de ensino oferecer apoio psicológico às vítimas, (Sem vírgula) para que essas se sintam acolhidas e inseridas no espaço educacional. Por fim, é imprescindível a ação conjunta entre a Secretaria da Educação e a mídia, por meio da criação de campanhas que abordem a temática. Desse modo, a população – principalmente os pais – irâo ter conhecimentos sobre os limites entre brincadeira e agressão. Contribuindo (Vírgula) assim, para acabar com essa prática nefasta.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos