Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Bullying, o termo vem do inglês que significa valentão, pessoas que praticam atos de agressão física ou até verbais para causar angústia a outros indivíduos. (Reformule)
No Brasil (Vírgula) em 2010 (Vírgula) foi feita uma pesquisa (Qual pesquisa? Apresente no texto), onde alunos de escolas públicas e particulares entre a 5ª e a 6ª são as mais ofendidas. Com o problema mundial são realizados o bullying também nas universidades, entre familiares, local de trabalho e na vizinhança. (Discussão limitada)
Muitos dos estabelecimentos não reconhecem o ato da violência, ou até não sabem do ocorrido. Nas escolas as ofensas são praticadas longe de adultos e muitos dos alunos que vivenciam ficam com medo de ser a próxima vítima.
Alguns caminhos para combater são usados pelo Código de Defesa do Consumidor e a indenização (Como assim?), as escolas são responsabilizadas por prestar serviço ao público, levando em consideração que o bullying ferem os sentimentos das vítimas.
Como colocar um fim para tantas agressões, muitas das pessoas que sofrem não reconhecem as leis, ou até mesmo tem medo ou vergonha de falar para alguém e acaba ficando por isso mesmo. Precisamos combater o bullying com mais vigor, fazer as vítimas entenderem que tem justiça, falar sobre o caso e demonstra que a lei vai agir.
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
50 |
Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
50 |
Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
50 |
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
50 |
Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
50 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
250
|
Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |