Tema: Caminhos para acabar com o bullying na escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/05/2017
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A palavra bullying vem de uma palavra inglesa que significa valentão. Primeiramente (Vírgula) a sociedade deve compreender o que é o bullying nas escolas (Por quê? Deixe evidente no texto), o que é essa palavra na vida dos estudantes. Assim depois, devem-se formular alternativas para acabar com o bullying.

Até os anos 90 do século passado (Vírgula) palavras como CDF, botijão de gás, Olívia Palito, nerd, (Sem vírgula) e testão eram consideradas brincadeiras entre as crianças nas escolas. Mas (Vírgula) atualmente pesquisas (Vírgula)  revelaram que tais brincadeiras podem trazer déficit no aprendizado, na socialização das pessoas que sofrem com tais rótulos, podendo levar a reflexos no futuro no mercado de trabalho desses indivíduos e (Vírgula) em alguns casos (Vírgula) aos suicídios. O bullying pode ocorrer com qualquer pessoa, mas ele pode ser intensificado por características físicas, intelectuais. Muitas das pessoas que sofreram bullying também já praticaram essas ofensas com outras pessoas, tais formas de depreciação podem ocorrer de maneiras sutis, sem a percepção do agressor. (Discussão limitada ao senso comum)

Depois de feito uma análise do que significa o bullying, as propostas para acabar com ele devem ser feitas. Uma das propostas deve ter a participação conjunta entre Estado, escolas, famílias e comunidade, onde palestras com psicólogos, brincadeiras lúdicas, (Sem vírgula) e youtubes expliquem para as crianças (Vírgula) desde os primeiros anos de vida (Vírgula) o que é o bullying, o que ele pode gerar para a sociedade. Outra forma de acabar o bullying na escola está na mídia, que poderia produzir desenhos e filmes para crianças e adolescentes sobre essa questão do bullying, colocando a pessoa, (Sem vírgula) gorda, inteligente, magra como um papel de destaque na história, demonstrando com isso que o fenótipo de um indivíduo é apenas um detalhe que pode ser superado.

Sendo assim, o bullying poderá ser um problema resolvido a longo e médio prazo. Gerando (Vírgula) com isso (Vírgula) uma sociedade mais igualitária, com profissionais que não possuam traumas por causa do bullying.



 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos