Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os seres humanos estão cada vez mais destruindo o planeta, pois buscam mecanismos que possam usar em seu benefício (Quais?) ,destruindo o espaço dos outros, causando sérios problemas para a sociedade e principalmente esquecendo que todos tem direito a à vida. Com isso (Vírgula) criam armas químicas em indústrias de fertilizantes químicos e usam para atacar e matar as pessoas em guerras.
Sabemos que desde a antiguidade as armas químicas e biológicas foram usadas, pois os gregos utilizaram essas armas por milhares de anos, mas somente na primeira guerra mundial que as armas químicas foram usadas em grandes proporções (Reformule). Os alemães, Franceses e Ingleses fizeram uso do gás mostarda e cloro (Discuta essa ideia no texto). O gás mostarda queimava a pele e produzia sérios danos ao pulmão quando era aspirado. Com isso (Vírgula) morreram milhares de pessoas envenenadas com os gases, causando um verdadeiro terror.
Recentemente os noticiários de rádio e televisão retrataram que o grupo radical Estado Islâmico utilizou armas químicas em ataque contra o Iraque na batalha para retomar o cidade de Mossul. (Vírgula) Mas o efeito das armas foram limitados causando ferimentos nos soldados.
As guerras são acontecimentos lamentáveis onde a destruição está presente em todos os momentos. Mas é necessário que haja limites até para atacar os outros , pois nós enquanto seres humanos temos direito a vida, não merecemos morrer de forma tão brutal. É importante que haja leis que protejam a vida e acima de tudo conscientização por parte da população para entender que estamos vivendo no século XXI (De que modo isso seria possível? Apresente isso no texto), onde tudo está moderno e o respeito deve existir sempre para garantir o bom convívio em sociedade.
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
50 |
Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
50 |
Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
100 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
50 |
Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
50 |
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
300
|
Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |