O perigo das armas químicas

Tema: Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/04/2017
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Guerras sempre existiram no mundo, por várias questões, sejam elas políticas, econômicas, religiosas, ideológicas, etc. Durante a Segunda Guerra Mundial até os dias atuais, as armas e as formas de eliminar o inimigo tiveram um crescimento seguido de um avanço tecnológico imenso, (Ponto fnal) entre esses avanços está o uso de armas químicas, essas com um poder de destruição ambiental gigante, além de serem extremamente nocivas a saúde humana.

O uso de armas químicas e biológicas em guerras podem causar danos irreversíveis sobre uma pessoa e até levar a morte em poucos minutos, por isso se trata de uma arma tão perigosa (Desenvolva essa ideia e exemplifique). O gás mostarda e o gás sarin são uns dos muitos gases que são usados para a fabricação das armas, (Ponto final) essas sustâncias podem levar a queimaduras na pele, feridas, inchaço, cegueira temporária e levar ao óbito pessoas de grupos mais frágeis como crianças e idosos. (Articule para desenvolver o seu posicionamento acerca do tema)

Conflitos são quase inevitáveis (Por quê?), principalmente no Oriente Médio, (Ponto final) entretanto (Vírgula) o uso das armas biológicas deve ser proibido sobre qualquer hipótese. Por ser um tipo de arma mais barata e de fácil fabricação, muitas vezes são fabricadas em indústrias farmacêuticas clandestinas, onde são usadas substâncias tóxicas, além de agrotóxicos e fertilizantes.

Portanto, medidas são necessárias para resolver esse impasse. O uso de qualquer tipo de arma de destruição é proibido por varias convenções da ONU (Vírgula) sobe pena de punição aos países que as utilizarem, (Ponto final) entretanto as fiscalizações em laboratórios, indústrias farmacêuticas e de agrotóxicos devem ser extremamente eficazes, principalmente em países que enfrentam algum tipo de conflito armado (Cite exemplos). Outra medida seria proibir o uso de certas substâncias (Quais?) consideradas perigosas pelo auto teor tóxico e nocivo a saúde humana e de destruição ambiental.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos