Duro de Parar de Matar

Tema: Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/04/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O recente uso de armas químicas na Síria trouxe indignação mundial e uma reflexão sobre até que ponto vai a capacidade humana de destruição. Neste ataque (Vírgula) dezenas de civis foram mortos. Tirar a vida de alguém, intencionalmente, seja por qual motivo for, é algo intolerável.

Matar o inimigo por envenenamento é algo bem antigo. Em 2000 a.C, na Índia, foram usados vapores tóxicos e cortinas de fumaça (?). Na Primeira Guerra Mundial (Vírgula) o uso do gás cloro gerou a morte de 5 mil soldados franceses e o químico alemão responsável pela invenção recebeu o prêmio Nobel de Química sob protestos (Cite o nome). E o pior é que agrotóxicos, que são produzidos por muitos países, podem acabar sendo utilizados indevidamente com fins bélicos. Convenções internacionais condenam o uso de armas de destruição em massa desde o início do século XX.

Independente da forma que a morte for provocada isso precisa ser abolido prendendo os responsáveis. Serviços de inteligência precisam investigar situações de risco de modo a evitar ataques.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos