O homem e o poder da tecnologia

Tema: Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 09/04/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(Letra maiúscula)o homem sempre está evoluindo juntamente ao avanço da tecnologia. Da pedra polida até as armas toxicas que devastaram milhões de pessoas, o avanço no campo bélico unido às invenções tecnológicas está se expandindo de forma que nem mesmo os próprios homens serão capazes de controlá-lo. As armas químicas e biológicas se tornaram um instrumento de devastação em massa, o que facilita as guerras e deixam mais pessoas feridas em menos tempo; (Ponto final) essa rapidez e eficiente é o que homem tenta aperfeiçoar ao decorrer do tempo.

O uso da química e da biologia no campo de batalha, (Sem vírgula) não é algo recente; (Ponto final) Na primeira guerra mundial foram usadas essas, (Sem vírgula) para fazer armas e matar milhares de pessoas, o que foi um artifício inusitado, pois, (Sem vírgula) o esperado era o conflito por armas de fogo. Após utilizar essa brutalidade, o homem mostra que a o seu instinto primitivo fala mais alto, voltando ao seu estado de natureza citado por Hoobes, porque eles próprios não se deram conta de que, (Sem vírgula) mulheres, crianças e idosos que não tinham nenhum envolvimento com a guerra foram mortos ou envenenados.

Essas facilidades que o homem cria para espalhar seu terror e destruição, (Sem vírgula) podem crescer além do que é esperado. Se no século XIX, já se via todo esse desenvolvimento; (Vírgula) o futuro, por pior que seja a realidade, será bem pior em questões de armas potentes, pois, (Sem vírgula) o avanço da tecnologia gera essa possibilidade. Ultimamente a marinha chinesa tem trabalhado no projeto de um lança míssil, que tem a capacidade de derrubar um frota completa de navios (Vírgula) e mesmo assim ficar fora do radar, (Ponto final) Essa e outras invenções têm amplificado os meios que o homem pode usar para gerar problemas para aos outros e à si mesmo.

(Letra maiúsula) percebe-se, portanto, que por mais potentes que sejam as armas atuais, sempre haverá armas mais perigosas e devastadoras no decorrer do tempo. Para que isso seja evitado (Vírgula) a ONU precisa criar regras e leis que devem ser seguidas pelos países para evitar a construção de armas de alto poder de destruição. Depois disso (Vírgula) o país, internamente, deve observar os envolvidos nos conflitos e deixar os inocentes de lado, pois, (Sem vírgula) muitos morrem sem ter envolvimento (Cuidado ao afirmar isso, visto que vai de encontro aos direitos humanos). Por fim, esquecendo essa ideia estúpida de conflito armado de lado, e saindo de seu estado de natureza, o homem deve o usar o poder do diálogo para resolver seus problemas, pois, (Sem vírgula) evitariam guerras e mais mortes.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos