Mal desnecessário

Tema: Uso de armas químicas e biológicas: até que ponto pode chegar a capacidade humana de destruição?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/04/2017
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando se trata de interesses geopolíticos, parece não haver limites e, infelizmente, o uso de armas químicas e biológicas são uma ferramenta de guerra. Nesse ínterim, é preciso que haja ações conjuntas das nações mundiais para o enfrentamento dessa ameaça em nome da paz mundial.

A partir da segunda guerra mundial, as ciências naturais avançaram com descobertas como a teoria da relatividade.(Vírgula) e as grandes potências passaram a manipular microorganismos com mais maestria. Porém, esses avanços foram usados de forma nefasta, a favor do genocídio em guerra. Assim, foi lançada a bomba em Hiroshima e Nagazaki no Japão e diversas armas biológicas em territórios inimigos. Algumas potências mundiais como Estados Unidos e Rússia, (Sem vírgula) mantêm até os dias atuais pesquisas e arsenais dessas armas (Evidencie isso por meio de fatos), o que torna constante as ameaças de tragédias através delas.

Assim, é importante afirmar que, (Sem vírgula) mesmo em situações de caos como em guerras, o uso de armas químicas e biológicas, que possuem um potencial destruidor superior ao armamento de fogo comum (Vírgula) é extremamente desnecessário e brutal, pois custa a vida de inocentes (Vírgula) como foi o caso recente da Síria, em que o uso de armas químicas atingiram diversos civis, entre eles crianças, fato que além da destruição local, (Sem vírgula) também leva a respostas imediatas como o bombardeio americano naquele território e o provável agravamento da guerra vigente naquele país. (Reformule)

Portanto, é preciso haver atitudes (Quais?). O uso desse tipo de armamento é absurdo e deve ser combatido. Nesse sentido, as nações devem fazer um acordo de proibição de produção delas sob pena de perda de acordos comerciais, algo que a Organização das Nações Unidas pode intervir. Além disso, o próprio Conselho de Segurança da ONU deve ser readequado aos dias atuais e não como está, ainda no modelo da Guerra Fria (Evidencie isso por meio de fatos). Os tempos são outros e a diplomacia tem se mostrado um dos melhores caminhos a ser seguido em conflitos entre nações, (Ponto final) para isso, (Sem vírgula) é preciso que outras nações entrem nesse grupo, além dos que já estão para uma melhor leitura dessa realidade. Dessa forma, a ameaça química e biológica, (Sem vírgula) pode chegar ao fim.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos