Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/03/2017
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A proposta apresenta pelo MEC para a reformulação do ensino nos mostra que o país começou a ver que o ensino está defasado, que hoje a maioria dos alunos não aprendem o que deveriam, muitos até acabam o ensino médio sem ter adquirido o conhecimento suficiente em matérias como: português e matemática, o que mostra que a educação do país está falida e necessita com urgência passar por uma reformulação em sua grade curricular.

Mas a questão é, (Dois pontos) será que eliminando matérias essenciais que proporciona o aluno a pensar e refletir, com: filosofia, sociologia e arte, seria a melhor forma de reformular o ensino médio? São esses os pontos que vem sendo debatido com a sociedade (Reflita sobre isso) e que vem chamando a atenção de pais e alunos das escolas públicas que estão indignados com a mudança que o governo pretende fazer (Por quê?), se ao menos levar o tema a debate público, para que a sociedade pudesse debater e apresentar contrapropostas para o governo, afim a fim de chegarem a um modelo que melhore o ensino, dando assim oportunidade para milhares de jovens de aprender o suficiente para que eles possam prosseguir seus estudos quando saírem do ensino médio, coisa que hoje não acontece devido aos alunos terminarem seus curso sem conhecimento suficiente para seguirem seus estudo. Hoje a maioria dos jovens que se formam não entra em uma universidade e dificilmente conseguem empregos, pois o mercado de trabalho está cada dia mais exigente e só contratam quem realmente está preparado para o mercado de trabalho. Nesse ponto a reforma proposta pelo governo pode até ser benéfica, pois ela quer criar ao invés do tradicional ensino médio, cursos técnico para preparar os jovens para o mercado de trabalho (Vírgula) dando a oportunidade para que os mesmos concluam seus estudos e ao mesmo tenho tempo se qualifique para o mercado, o que poderia ser determinante para que o mesmo conseguisse um emprego assim que se formasse.

Portanto, há muitas questões(Quais?) que se devem ser discutidas antes de se chegar a uma conclusão se a reforma proposta pelo governo é benéfica,  ou não, para os jovens, (Ponto final) mas por outro lado acabar com as matérias de Artes, filosofia e sociologia do ensino médio é tirar o direito dos jovens aprender a refletir de forma consciente, (Ponto final) a solução é conseguir fazer um meio termo conciliar a proposta do governo com essas matérias para que as mesma possam fazer parte da grade curricular dos estudante (Vírgula) dando-lhe tanto conhecimento técnico, como quanto capacidade de pensa e refletir.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos