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O atual modelo do ensino médio é praticamente o mesmo desde o governo Getúlio Vargas (Apresente pontos em comum) e se tornou defazado e incompatível com a realidade dos estudantes brasileiros, precisando ser reformado (Por que é incompatível? Explique isso). Recentemente (Vírgula) devido a baixíssima nota dos estudantes do ensino médio no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) (Vírgula) o governo lançou uma nova proposta para o formato do ensino médio, que tem muitos prós e contras.
Ademais, um grande impasse a ser resolvido é que 1,7 milhão de jovens não estudam nem trabalham, principalmente por falta de uma escola mais estimulante e que mostre uma visão de futuro mais ampla. Outro problema é que a nova proposta aponta que o aluno escolha uma entre quatro grandes áreas do conhecimento (Quais?), o que é um tanto incoerente quando se trata de alunos de 14 e 15 anos que não tem a maturidade suficiente para escolher o que querem estudar, sem contar que todas as matérias são indispensáveis para uma boa formação acadêmica do estudante (Explique o porquê disso). Mas a vertente do problema não foi tratada, que é o excesso de conteúdos , a falta de tempo e a desvalorização e descapacitação de alguns professores. (Desenvolva as ideias aqui presentes com mais clareza)
Diante do exposto acima, medidas são necessárias para resolver o impasse (Não está evidente no seu texto). Para tornar essa reforma coerente com a realidade é preciso que o Ministério da Educação em parceria com o MEC (Observe que o MEC e o Ministério da educação são a mesma coisa, o que muda é a abreviação) reorganizem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e enchuguem os conteúdos do ensino médio, aumentando a carga horária para período integral com ensino técnico integrado, para que esse jovem já saia capacitado para o mercado de trabalho; podendo ser a carga horária no período da manhã e tarde ou manhã e noite para dar oportunidade aos jovens que trabalham em meio período. Também é preciso diminuir o número de alunos por sala e valorizar mais o professor que é a peça fundamental nesse processo, (Ponto final) afinal a educação exige os maiores cuidados porque influi sobre toda a vida (Vírgula) segundo (Sêneca) (Sem parênteses).
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
100 |
Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
100 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
150 |
Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
550
|
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |