Utopia do Ensino Médio

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/03/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, o ensino tem se depreciado a cada ano, conforme observa- se as provas que medem o desenvolvimento escolar (Quais provas?). Visto isso, em razão deste decaimento (Vírgula) o Ministério da Educação (MEC) criou a reforma do Ensino Médio. (Vírgula)Que é uma medida precipitada e pode gerar um problema bem maior na educação brasileira, o aumento da evasão escolar e pouca infraestrutura (Desenvolva essa ideia).

Em primeiro lugar, como nos lembra o sociólogo Darcy Ribeiro, a crise da educação no Brasil não é crise, e sim um projeto. Ou seja, ela não funciona propositalmente, pois ao fazer a reforma do ensino médio não foi pensada a melhoria da infraestrutura escolar (Reflita sobre essa afirmação). Nem se haverá vaga para todos se em um período as escolas já estão lotadas. Por outro lado, provavelmente a evasão aumentará, pois há pessoas que trabalham e estudam e a reforma não os manterão na escola, pois a escola não é atrativa, os professores não são bons, muitos nem planejam as aulas e atividades, possuem péssimo humor, não há materiais para todos os alunos (Cuidado ao fazer essa afirmação. Reformule essa ideia).

Segundo a alegoria da caverna do filósofo Platão, tem como objetivo nos mostrar que temos que compreender a verdade por trás das coisas (O que é coisa?). Pois enquanto o ensino médio estadual não funciona corretamente e piora o desenvolvimento dos alunos públicos (Por quê? Evidencie isso no seu texto), os que estudam no particular saem em disparada nos melhores vestibulares do país. Ou seja, esta ideia utópica de ensino médio em período integral (Vírgula) apenas aumentará o caos que é a educação brasileira (Por quê?).

Logo, para que o Brasil possa ter uma educação verdadeiramente libertadora (Vírgula) segundo, (Sem vírgula) o educador Paulo Freire. (Vírgula) É necessário que se tenha infraestrutura escolar e profissional. Isso seria possível com a ajuda do Ministério da Educação garantindo aos estudantes materias escolares. Além disso, também é necessário melhorar a formação dos professores como o modo como eles apresentam as aulas e as prepararam e colocá-la em prática nas universidades. Ademais, o período integral deveria ser aderido tanto pelo ensino público quanto o ensino particular. (Reformule)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos