Reforma do ensino médio

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/03/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A reforma do Ensino Médio tem gerado bastante polêmica devido as suas proposta (Fale sobre a proposta) de ensino para os próximos anos.Mas nem todos (Nem todos quem?) estão satisfeitos com essa mudança (Por quê?).

Muitos alunos são contra, devido á carga horária que irá aumentar, disciplinas que não serão mais obrigatórias (Quais disciplinas não serão obrigatórias? Fale sobre elas no seu texto e evidencie um possível problema). Já outros aprovam principalmente por causa dos cursos técnicos. (Discussão limitada)

Um ponto muito interessante dessa reforma é o oferecimento de cursos técnicos (Ponto final), agora quem concluir o ensino médio, já sairá com um curso técnico, e antes alguns alunos terminavam o ensino médio primeiro para depois fazer um curso técnico (Observe que há uma generalização aqui, pois nem todos fazer curso técnico após terminar o ensino médio).

Mas outro ponto que gera muita dúvida e discordância é sobre as disciplinas que não serão mais obrigatórias. Todos nós sabemos que o ensino em redes públicas é muito fraco comparado ao de escolas privadas, e colocando algumas disciplinas como não obrigatórias, (Sem vírgula) acabará prejudicando ainda mais o aprendizado dos alunos (Por quê? Discuta isso no texto).

Todas disciplinas devem ser obrigatórias, porque na hora de fazer o Enem, (Sem vírgula) e outros vestibulares, elas serão todas cobradas.

Há muita coisa (O que é coisa?) ainda para ser analisada, (Ponto final) o governo tem que se preocupar em reforçar mais o conteúdo das disciplinas, a maioria dos alunos terminam o ensino médio sem ter aprendido metade do conteúdo, e isso acaba o prejudicando no futuro (Desenvolva essa ideia, pois ela está confusa).
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos