Uma mudança necessária

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/03/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." Essas são palavras do pedagogista e filósofo brasileiro Paulo Freire que sintetiza a importância da educação em uma (para a formação de uma) sociedade consciente. Tal reflexão confronta diretamente com a realidade da educação (Qual) brasileira que vem apresentando índices catastróficos (Vírgula) ano após ano, sobretudo (Vírgula) nos níveis fundamental e médio. O que poderia ser feito para contornar esse problema?

Sancionada no dia 16 de março de 2017 (Vírgula) com previsão para vigorar a partir de 2018, a reforma do ensino médio promete mudar esse cenário (Qual?). A medida prevê o agrupamento das 13 disciplinas do ensino público nacional em quatro grandes áreas: Ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática. Além da opção de cursar o ensino técnico simultaneamente e sair do ensino médio com dois diplomas. (Expõe, mas não argumenta)

Além disso, a reforma do ensino médio visa aumentar a carga horária para cumprir a meta seis do Programa Nacional de Educação (PNE) de até 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica estejam em tempo integral. Com isso (Vírgula) os estudantes terão muito mais tempo para desenvolver suas habilidades e isso refletirá em melhores resultados nos índices que avaliam a qualidade da educação.

Assim sendo, fica evidente (É preciso apresentar mais argumentos para que isso fique evidente) que a reforma do ensino médio mostra-se uma medida eficaz porém, por si só, não resolve todo o problema. É necessário que a população cobre dos seus governantes a ampliação das mudanças para outras esferas educacionais, além de melhores salários e valorização dos professores. Só assim a verdadeira mudança (O que seria essa verdadeira mudança?) poderá ser alcançada.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos