A reforma do ensino médio

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/03/2017
Nota tradicional: 320
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da reforma do ensino médio, que consiste basicamente na flexibilização da grade curricular, permitindo ao estudante escolher uma área do conhecimento para aprofundar seus estudos. Afinal, a reforma do ensino médio seria a solução para a questão (Qual?) da educação no Brasil (Desenvolva essa ideia)?

(2) Ao se (sem "se") examinarem (examinar) alguns fatores como, por exemplo,  o desempenho dos alunos nas avaliação nacionais (Quais avaliações nacionais?), verifica-se que a educação no país é péssima (Qual séria a causa desse resultado? Procure trabalhar isso no seu texto). Isso sem contar com os altos níveis de desistência (Exemplifique). Alguns argumentam que, com a reforma do ensino médio, esses índices diminuiriam, tendo em vista que o aluno apenas estudaria as matérias de seu interesse, (Sem vírgula)  ou de sua "vocação". (Procure ressaltar o seu ponto de vista)

Por outro lado, a unificação das disciplinas em quatro grandes áreas faria com que o adolescente não tivesse uma visão completa acerca dos assuntos mais importantes de cada disciplina (Por quê? Desenvolva melhor essa ideia). Além disso, observa-se que o adolescente, em sua tenra idade (utilize outro termo), muitas vezes ainda não é capaz de escolher qual profissão seguir, ou até mesmo discernir em qual área mais lhe agrada, o que torna complicada a aplicação prática da reforma.(Discussão limitada)

(1)Em virtude dos fatos acima mencionados, percebe-se que a proposta de reforma do ensino médio é de fato precipitada (Não está explícito no texto), e (sem o "e") além de não ser a solução (Por quê? Desenvolva isso em seu texto), pode tornar a educação brasileira ainda mais precária.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos