Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/03/2017
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro ''O Ateneu'', o escritor Raul Pompeia faz um retrato de um colégio interno que apresenta ótimas condições materiais e educacionais de estudo (Que condições são essas? Exemplifique). É inegável que na sociedade brasileira o colégio descrito pelo escritor naturalista está muito longe de ser projetado, sendo que a nova reforma do ensino médio acaba sendo um empecilho maior a esse feito, pois antes da reforma da grade escola (escolar), é preciso melhorias tanto na área material, quanto relacionado a boas condições salariais dos docentes.

Ademais, nos países industrializados que implantaram a reforma no ensino médio, como os Estados Unidos, Japão e Finlândia, os primeiros projetos realizados foram em melhoria salarial e, posteriormente, nas estruturas e grades escolares. Haja vista, essa nova reforma é um problema que causaria um impacto grande no país (Por quê? Exemplifique), já que as escolas públicas não tem uma planificação escolar (Fale mais sobre essa planificação escolar), tornando o ensino melhor nas capitais dos estados brasileiros em vista do interior.

Consequentemente, os alunos não só de rede pública do ensino brasileiro, mas também do ensino privado serão afetados com esta reforma (Por que eles serão afetados? Explique). É notório que a pressão social exerce uma grande influência nas formações individuais, sendo a carreia profissional uma decisão que deve ser tomada no último ano escolar. Logo, com esta nova reforma  os alunos terão que fazer a escolha profissional no primeiro ano do ensino médio, para que o segundo e terceiro grau seja direcionado a tal área escolhida, uma decisão que ao ser tomada de modo indevido influenciaria toda uma vida. Assim, tal reforma exercerá mais pressão sobre a sociedade e tornarão tornará os laços dos alunos, em relação a (à) escola, mais frágeis. (Utilize outros pronomes relativos para evitar o queísmo)

Portanto, é dever do Governo (Vírgula) antes de colocar essa reforma em prática, melhorar as condições materiais da escola e a renumeração dos docentes, para que as aulas sejam planificadas e de bom rendimento aos alunos. Além disso, é dever dos meios de comunicações em (de) massa, como a rádio, televisão e internet, informar a população com transparência das consequências que essa reforma trará ao corpo social. Por fim, cabe as escolas e professores, por meio de oficinas com a temática "nova reforma escolar", mostrar aos alunos que tal reformar implicara implicará mudanças na sua vida social, escolar e acadêmica.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos