Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/03/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, há uma discussão intensa no país sobre a reforma do Ensino Médio (Fale sobre o porquê dessa discussão). Trata-se de uma emenda constitucional que aumenta a carga horária e deixa determinadas matérias em com caráter facultativo (Dê exemplos). Este Esse assunto causou polêmica ao por "desprezar" algumas disciplinas (Quais?), obrigando o aluno a escolher sua área de atuação logo cedo. Nesse sentido, é necessário avaliar se a reforma apresenta uma solução ou um problema para o sistema educacional brasileiro.

As escolas de hoje não condizem com o contexto em que a sociedade está inserida. Elas conservam aspectos do século XIX, como as cadeiras enfileiradas, o professor soberano, a forma de avaliação (Desenvolva essa ideia). É sim preciso que haja uma mudança, mas não da forma que está sendo feita (Desenvolva). A reforma do Ensino Médio, como foi aprovada, é uma boa ideia, mas há muitas falhas . Por exemplo,(Dois pontos) os alunos deverão escolher desde cedo a área em que pretendem trabalhar, uma vez que precisam selecionar as matérias opcionais que serão cursadas. Isso obriga os alunos a tomarem uma decisão primordial para suas vidas de forma precoce. Além disso, matérias como geografia e história, essenciais para conhecimento de mundo, não são tidas como obrigatórias (Explique o porquê dessas matérias serem essenciais para o conhecimento de mundo).

Apesar disso, a reforma também tem seus pontos positivos. O estudante pode optar por uma formação técnica, assim, ao concluir o ensino médio, já é será inserido no mercado de trabalho. Essa possibilidade se torna muito conveniente, já que aumenta a qualificação dos profissionais e a economia do país cresce e se diversifica. Um maior rendimento dos alunos também é acarretado, pois não serão obrigados a assistir às aulas de matérias que não lhes lhe agradam. (Desenvolva o seu ponto de vista a partir de outros. Confronte com outras opiniões) 

Pode-se inferir que uma reforma educacional é primordial, mas a que está sendo feita precisa sofrer ajustes (Quais ajustes? Isso não ficou claro no texto). Mesmo assim, é um primeiro passo para a solução de problemáticas de longa data (Cite-as). O Ministério da Educação deve avaliar de maneira mais cuidadosa a emenda, a fim de que o aprendizado dos brasileiros (Vírgula) nas mais diversas áreas do conhecimento (Vírgula) não fique defasado. Os profissionais dos estabelecimentos escolares de ensino médio devem ser capacitados para apresentar aos alunos a reforma (Ponto final), logo, os mais afetados pelas mudanças saberão lidar com elas.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos