Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/03/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Coreia do Sul e a Finlândia são exemplos de como se investir na educação, já o Brasil está longe de ser referência, já que o nível de ensino no país é ruim, e o mais grave, vem piorando nos últimos anos.

O resultado do Enem de 2014 aponta que mais de 500 mil tiraram nota zero em redação, quase 10% dos estudantes perderam a chance de entrarem na universidade por causa da nota zero em redação. (Tente explicar o porquê disso)

Ainda temos poucos jovens nas universidades, resultado de um paÍs onde em que  pouco mais da metade dos jovens conclui o ensino médio. O governo está investindo, uma medida provisória foi implantada, mas é uma falência, (Sem vírgula) porque não resolve as questões estruturais (Quais questões estruturais? Cite-as).(Há problema na construção de sentido)

Portanto, é  são necessárias medidas mais eficazes, baseadas na real situação (Descreva essa situação em seu texto). De acordo com Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Assim sendo, o Governo tem que mexer de forma radical e estrutural na formação inicial dos professores, estruturando-a  estruturando-os por áreas de conhecimento, para que esta tenha impacto positivo na qualidade de toda a educação básica. Criar um programa que envolva os pais na gestão dos colégios “Pais na escola”, onde em que eles tenham autonomia em interferir na seleção e na promoção de professores. E por fim (Entre vírgulas)cada escola tem que contar um grupo de apoio para garantir que nenhum estudante fique para trás em rendimento. Só assim podemos ter impacto positivo na qualidade de toda a educação básica.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos