Educação em reconstrução

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/03/2017
Nota tradicional: 250
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Educação engloba processos de ensinar e aprender. É o fenômeno observado pelos grupos constitutivos de qualquer sociedade, sendo responsável pela sua manutenção perpetuação, transformação e evolução da sociedade a parti a partir da instrução ou condução de conhecimento.

No Brasil, a educação escolar é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (?), pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. (Expõe, mas não argumenta)

que se observar que (Queísmo), a principal meta do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é uma educação básica de qualidade, devendo investir na educação profissional e superior. (Expõe, mas não argumenta)

Conduto Contudo, o Governo Federal, (Sem vírgula) forneceu uma recente proposta de reforma do ensino médio. A reforma flexibiliza o conteúdo que será ensinado aos alunos, muda a distribuição do conteúdo das 13 disciplinas tradicionais ao longo dos três anos do ensino médio (Muda de que maneira? Deixe isso claro no texto), dá novo peso ao ensino técnico e incentiva a ampliação de escolas em tempo integral.

Está reforma servirá para diminuir o índice de desistência dos indivíduos no ensino médio e os atrair de volta para a escola. Porém a mesma, (Sem vírgula) não ajudará a evitar o problema da evasão escolar, mas ampliará as desigualdades de oportunidades educacionais (Como assim? A ideia está confusa).

Logo, tais medidas (Quais?), (Sem vírgula) são insuficientes ao ensino médio e não resolverá o problema da educação brasileira, proporcionado assim ao individuo a falta de habilidade e os condicionando a ser generalista.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 250 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos