O médio-técnico, um plano a longo prazo

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/03/2017
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ensino médio técnico é uma proposta com o objetivo de trazer os jovens de volta à escola e (Vírgula) para os que já estão, de oferecer maior contato e aprendizado na profissão escolhida. O método promete profissionalizá-los para que saiam da escola e partam para a vida adulta com uma profissão. O novo ensino traz vantagens e desvantagens.

As vantagens, além da profissionalização do jovem, é a nova oportunidade (Qual?), agregando conhecimentos práticos aos seus gostos e abrindo espaço para outras áreas. Sendo assim não deixando-os as derivas do mercado, possibilitando-os uma nova opção (Qual opção nova?)(Discussão limitada. Apresente fatos e os articule para que seu ponto de vista seja ressaltado)

As desvantagens são assuntos relevantes a serem questionados (Quais?), considerando a atual situação educacional do Brasil (Fale sobre a atual situação da educação brasileira no seu texto). A carga horária das disciplinas-padrão (Sem hífen) terá de ser reduzida, o que já é curta, dificultando e limitando o aprendizado básico. O aumento da carga também não é viável, pois muitos jovens necessitam trabalhar para ajudar ou até mesmo para sustentar suas famílias, o que acarretaria em um maior abandono escolar.

O médio-técnico (Sem hífen) é uma ação boa, porém precipitada (Por quê? Deixe claro o porquê dessa afirmação) , a qual ainda precisa ser analisada e discutida com cautela. Este método é um planejamento a longo prazo, onde em que o ensino brasileiro consiga adequar-se a tal, fazendo com que não seja necessário aumentar a carga horária, (Sem vírgula) e manter ou melhorar a quantidade e qualidade das disciplinas base.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos