O Charles Chaplin não pode vir em versões coloridas

Tema: Reforma do Ensino Médio - uma solução ou um problema para a questão da educação no país?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/03/2017
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2016, o governo brasileiro apresentou uma proposta de reforma do Ensino Médio público do país. Tal proposta não foi bem aceita por parte dos estudantes (Por quê?). Por isso, essa reforma do ensino será um problema para a educação do país, pois essa mudança terá consequências no contexto atual e posterior.

A proposta de reforma pretende fazer junções das áreas de conhecimento e transformá-las em ciências humanas, ciências da natureza, linguagem e matemática, (Ponto final) entretanto (Vírgula) para alguns acadêmicos, (Sem vírgula) epesquisadores (Vírgula)  essa junção não seria a saída para melhorar o rendimento escolar dos alunos e atrair as pessoas para as salas de aulas (Por quê?). A educação pública nacional está em  com um déficit desde os primeiros anos de estudos de um indivíduo, com falta de professores que atuem atuam em suas áreas de formações profissionais, falta de estrutura básica de ensino, muitas escolas não possuem laboratórios de ciências, comidas com supervisões de nutricionistas.

Caso a atual proposta de reforma do Ensino Médio for aprovada, em alguns anos as pessoas formadas por esse método de aglutinação das disciplinas em áreas (Vírgula) saberão aprofundar o conhecimento em apenas informações de suas áreas profissionais. Entretanto, existe uma interatividade entre as disciplinas escolares, uma questão de matemática, por exemplo, pode envolver um contexto histórico (?). No início do século XX, vários trabalhadores foram submetidos ao Fordismo, modelo no qual o trabalhador sabia fazer uma única função na empresa. Já na atualidade, um profissional sabe fazer várias funções em uma fábrica, o chamado Toyotismo, aumentando assim o rendimento em uma empresa. Contraditoriamente, a proposta de reforma do Ensino Médio brasileiro pode ser assemelhado ao Fordismo, um retrocesso histórico para o país (Por que ela pode ser relacionada ao Fordismo? Deixe isso evidente no texto).

Sendo assim, para que os futuros estudantes do Ensino Médio gratuito brasileiro em suas carreiras profissionais não se tornem o Charles Chaplin no filme “Tempos Modernos” (Vírgula) a reforma do tal ensino (Vírgula) proposta pelo governo federal (Vírgula) não deve ocorrer. É necessário, portanto, que o Estado inicie a mudança pelo ensino básico, com  em  creches e escolas em de tempos integrais, capacitadas para receber os alunos, com professores que lecionem em suas áreas de formações, laboratórios, nutricionistas para a boa alimentação dos alunos.




 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos