Atualmente muiblocoto se tem discutido a respeito do mosquito Aedes Aegypt, o transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre amarela urbana, [sem vírgula] e o causador de recentes epidemias preocupantes. Segundo o Ministério da Saúde [vírgula] só as três primeiras doenças somaram 1,88 milhão de casos em 2016. Medidas já foram tomadas, entretanto, seu combate é um impasse complicado de ser resolvido.
O mosquito tem condições propícias a sua sobrevivência, o clima tropical quente e chuvoso junto com o aquecimento global facilita e acelera sua reprodução. Dessa forma, torna-se inviável erradicá-lo, sendo possível apenas reduzir sua quantidade. O governo, embora planeje [vírgula] acaba deixando de executar seus planos, assim, não colabora para minimizar o transtorno.
Ademais, apresenta alta variabilidade genética [vírgula] o que contribui para sua adaptação a fatores incomuns, [ponto final] ele próprio muda sua estrutura biológica para viver de acordo com circunstâncias que o proporcionam, hoje já se prolifera em menos água, mesmo suja [vírgula] e pica até a noite. Decorrente dessa inconstância passou a ter capacidade de se reproduzir no inverno, ainda que em menor grau, reforçando que deve ser eliminado o ano todo, não somente em períodos de chuva ou quando a situação for caótica.
Portanto, se há tantas contrariedades para solucionar o problema, são necessários métodos diferentes e mais rigorosos. O governo deve disponibilizar verbas para a criação de mosquitos transgênicos, em laboratório, por pesquisadores, desse modo, ao serem soltos na natureza e se acasalarem com as fêmeas [vírgula] não gerarão filhotes resistentes. [vírgula] Bem como, [sem vírgula] direcionar agentes a passarem em residências multando ao encontrar criadouros,[ponto] talvez com a perda financeira [vírgula] a população se conscientize para que mais tarde não seja prejudicada [vírgula] sofrendo com novas epidemias.
Dados correção tradicional
O texto aborda o tema proposto e faz considerações válidas sobre a questão. Todavia, há problemas ligados à pontuação e faltou uma linha argumentativa mais bem embasada. Assim sendo, procure realizar um mais efetivo trabalho com os recursos argumentativos (citação, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |