Uma luta a ser vencida

Tema: O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/02/2017
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No movimento iluminismo [iluminista] dos séculos XVII e XVIII, o caráter participativo acentuou-se expressivamente nas sociedades mundiais e essa ideia precisa ser preservada. O Aedes aegypti é um mosquito perigoso e transmissor de várias doenças e deve ser combatido. Porém [vírgula]  estamos perdendo a luta, e esse fato está relacionado a bons planejamentos dos governos, mas péssimas execuções, e falta de colaboração e conscientização das sociedades.

Quando se fala no mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, acreditava-se [acredita-se] que ele seja o responsável pela epidemia que tanto o Brasil quanto o mundo vêm passando. Contudo, ele está longe de ser o responsável. Esse problema se dá pelas falhas nas execuções das boas ideias governamentais. Os agentes epidemiológicos que deveriam vir constantemente nas casas aparecem uma ou duas [vezes] ao ano. Além disso, os governos dos países criaram estratégias para acabar com o vetor, porém isso só ficou na teoria. Diferentemente de outras partes do globo, em Cingapura, essas ideias não ficaram só no papel, conseguindo reduzir de 16% para 2% os casos dessas doenças e se basearam em três pilares: pesado investimento em controle; coleta e análise de informação estratégica; e punição ao desleixo.

Outro fato para o mosquito está vencendo a luta é a falta de colaboração e conscientização das sociedades. É por conta disso que os inseticidas não fazem tanto efeito no mosquito, já que as pessoas os usam de forma inadequada, desenvolvendo resistência no vetor. Outro fato é que se uma pessoa elimina todos os focos hoje, acredita que daqui a um mês ela pode verificar de novo e está tudo certo, mas não é assim, os ovos podem sobreviver em até 450 dias fora d’água. Estudos revelam que o mosquito, além de se desenvolver em água limpa, ele também se prolifera em água suja, logo [vírgula] o combate ao Aedes aegypti deve ser constante e diário.

Portanto, o mosquito Aedes aegypti está vencendo o combate e, por isso, é preciso tomar medidas urgentes. Será necessário que os órgãos de saúde dos países enviem, com mais frequência, os agentes epidemiológicos, identificando os focos do vetor e os eliminando [para eliminá-los]. [vírgula] Como também as nações seguirem as ideias de Cingapura, investindo em controles e punindo os infratores. Além disso, os Ministérios de Saúde, através [por meio] das mídias, devem levar mais informações capazes de conscientizar e estimular a participação social. Só assim, [sem vírgula] poderá ser atingido o ideal iluminista de uma sociedade mais participativa e capaz de vencer o mosquito.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos