Cuidado!

Tema: O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/02/2017
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue, [sem vírgula] é uma doença tropical e infecciosa, [sem vírgula] que vem se espalhando pelo mundo. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo desde 1986. A dengue tornou-se um problema global desde a segunda guerra mundial.

O ciclo de transmissão ocorre quando a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água, após uma semana na água[sem vírgula] se transformam em mosquitos adultos.

O mosquito-da-dengue é transmissor de várias doenças [sem vírgula] tais como: febre Zika, febre amarela, dengue e chikungunya. O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, todos os tipos de dengue causam os mesmos sintomas como: febre, do de cabeça, vômitos entre outros. No entanto, caso ocorra um segundo ou terceiro episódio, os ricos [riscos] aumentam para formas mais graves, por meio de, [sem vírgula] dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.

O Aedes aegypti, [sem vírgula] vem sendo um adversário realmente temível, podendo ser comparado como uma máquina de guerra biológica. Há décadas que o Brasil tenta controlar o mosquito.

Conforme o site Época relata, que, parece ser muito difícil combater o mosquito, pois depende de resolver muitas das deficiências estruturais e de gestão no Brasil.

Logo, o combate ao mosquito-da-dengue se tornou árduo, porém o governo tem de continuar investindo em estratégias que podem [possam] diminuir a proliferação do mosquito, através de agentes e gestores qualificados, saneamento básico, etc. Sendo que a população deve fazer sua parte evitando objetos causadores de água parada e denunciar ambientes propícios ou com focos do mosquito.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos