Um mosquito, mil desafios

Tema: O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/02/2017
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya, o Aedes Aegypt, é um dos principais problemas do Brasil no século XXI. O descuido da população urbana e a ineficiência do Governo Brasileiro contribui [contribuíram] para o avanço desse impasse, tornando difícil o combate contra o Aedes Aegypt.

O crescimento da população urbana também favorece o ataque do mosquito. A população tem sido bastante descuidadosa [descuidada], deixando certa facilidade no contato de água parada para que a fêmea do Aedes coloquem [coloque] seus ovos. Garrafas abertas de boca para cima, caixas d"água e piscinas cheias destampadas, [sem vírgula] e diversos outros materiais que recepcionam água e são criadouros.

A ineficiência do Governo também colabora no nascimento do mosquito, pois não põe em prática todos os planos de intervenção ao combate do mesmo.  [vírgula] Sem executar perfeitamente as suas tarefas, tais como de saneamento básico, limpeza nas ruas, dentre [entre] vários outros que tem ajudado na permanência dos locais criadouros.

Conclui-se, então, que para amenizar as infestações do Aedes, a população deve se conscientizar[-se] [vírgula]  evitando todos os possíveis locais e materiais que contêm água parada. Outrossim, o Governo Federal e Estadual devem enviar verbas para os municípios providenciarem as limpezas das ruas, fazer o saneamento básico dos bairros, e  [sem vírgula]  também, através [por meio] do Ministério das Comunicações, reforçar campanhas publicitárias no processo de conscientização da sociedade, para que, de forma conjunta, possam colocar em prática as prevenções [medidas preventivas] contra o desenvolvimento do Aedes Aegypt e, assim, diminuir torrencialmente o número de casos de doenças provocadas pelo mosquito.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos