Brincando de epidemia

Tema: O que não está dando certo no combate ao Aedes Aegypt?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/02/2017
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Estamos brincando de combater o Aedes aegypti”, foi o que disse o infectologista e diretor da Fiocruz em MS, Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha, em uma entrevista ao jornal Midiamax. Nessa entrevista, ele fala que não levaram a sério o mosquito que atormenta o país há tempos, destacando que o erro está no processo de desenvolvimento econômico, que privilegia o crescimento urbano acelerado e desorganizado. Porém, ele não desmerece a educação da população como um fator a ser explorado, diante dos “7 a 1 na luta contra esse mosquito”.

Ao privilegiar o desenvolvimento econômico adotado pelo Brasil há 500 anos, ele destaca a falta de suporte à população, como coleta regular, fornecimento de água de modo regular e a má distribuição de vários espaços. [vírgula] Usando de exemplo as favelas, onde o combate ao vetor se tornou impossível.
Com relação à educação dos cidadãos, essa se faz muito importante, já que ao sair nas ruas pode-se ver pessoas jogando seus lixos em qualquer canto sem o menor cuidado ou preocupação com o que isso possa ocasionar. Por exemplo, se um copo de plástico for deixado na rua e cair uma chuva, este irá reter água [vírgula]  onde o mosquito poderá se proliferar.

O Aedes aegypti é um problema do governo e da população. O governo precisa investir em políticas públicas de combate [vírgula] e a população precisa ficar alerta as [para as] coisas que possam acumular água, porque só assim haverá uma chance de deter esse mosquito que assombra o país há tanto tempo.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos