Tema: Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/01/2017
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não há como negar que o sistema carcerário brasileiro vem sofrendo de diversos problemas há muito tempo. Além da quantidade de presidiários ser exorbitante, a problemática passa também pelo modo de atuação do Poder Judiciário e pelos servidores que atuam diretamente nesse sistema .

Primeiramente, precisamos analisar como ocorre a permanência do presidiário no sistema e porque [por que] eles permanecem lá. O Poder Judiciário é lento e comprovamos isso com o grande número de presidiários que já cumprem pena sem nem ao menos terem sido julgados e também os que já cumpriram suas penas e continuam encarcerados. Isso resulta em outros problemas [vírgula] como a superlotação e as condições subumanas em que essas pessoas vivem.

Do mesmo modo, o trabalho de policiais e agentes penitenciários torna-se cada vez mais inviável. A cadeia tornou-se uma verdadeira “escola do crime”, fazendo o sistema entrar num círculo vicioso de violência. Nas atuais condições, a violência tem sido o único meio de comunicação entre presidiários, agentes e governantes, gerando rebeliões e piorando ainda mais as condições.

Posteriormente, mostra-se como um grande paradoxo o fato de haver tanta gente encarcerada e ainda assim vivermos com a contínua sensação de impunidade. Esse sentimento é reflexo da ineficácia do sistema, que foca apenas em punir.

Finalmente, se faz [faz-se] necessário enxergar que o objetivo do encarceramento não se restringe a punir o indivíduo, mas objetiva também ressocializar o indivíduo para que seja capaz de viver em sociedade no futuro.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos