Sistema prisional, uma realidade social

Tema: Caminhos para melhorar o sistema carcerário brasileiro

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/01/2017
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diante da crise econômica, política e problemáticas já discutidas pelos meios de comunicação, como: saúde, educação, violência urbana e outros; ponderar melhorias ao sistema carcerário brasileiro, ?[sem vírgula] adentra nunca [em uma] governabilidade eficiente que dialogue com sua população. Dessa maneira, portanto, precisa haver um diagnóstico de situações concretas, buscando entender os fatores históricos e sociais de uma região, bem como um estudo previsível da realidade brasileira e, assim, mesclar diretrizes conjuntas entre poder municipal, estadual e federal.

Com base nessas considerações e assuntos advindo do relator especial da ONU, Juan E. Méndez, sobre as situações degradantes pelas [nas] quais os presos vivem nos presídios do brasil.  ?[vírgula] Torna-se crucial uma nova formulação de cárcere. Primeiro, as normativas que regem o modelo atual desse gênero,  ?[sem vírgula] precisa [precisam] ganhar um teor mais humanístico, social e inclusivo. Segundo, o indivíduo privado de sua liberdade,  ?[sem vírgula] não necessita de castigo nas penitenciárias, mas conhecer seu próprio valor para a sociedade e o quanto ajudaria sendo um cidadão do bem. No entanto, para acontecer tal direcionamento, uma gestão competente, educadora e, ?[sem vírgula] construída com base na participação ativa da família,  ?[sem vírgula] deve ganhar protagonismo nessa discussão.

Outro ponto fundamental é a infraestrutura. Não houve uma visão estrutural a longo prazo. Porém, construir apenas presídios e mais presídios não é a solução. ?[vírgula]  Porque esses presos devem sentir um acolhimento social, um lugar no qual priorizem sua identidade, seu eu como ser humano. Jogá-los em uma penitenciária de segurança e tratá-los como seres desprovidos de qualquer direito,  ?[sem vírgula] vai apenas agravar seus sentimentos de violência. Então, construir novas instalações é excelente, no entanto, o espaço precisa ser instrutivo, cuja socialização cidadã e inclusão social,  ?[sem vírgula] venham ambientar suas realidades.

Por último, melhorar o sistema carcerário do Brasil,  ?[sem vírgula] requer ações conjuntas entre órgãos competentes. Além disso, a participação populacional precisa ser ouvida diante dessas mudanças. Contudo, os caminhos para configurar melhorias, ?[sem vírgula] está [estão] no entendimento histórico-social do Brasil e suas características culturais como um todo.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos